3 de fevereiro de 2012

De quem é a culpa?

Estudiosos da igreja brasileira e de sua real condição nestes dias afirmam que já existe uma igreja de desviados do mesmo tamanho da igreja congregada. Eu não sei se isso é fato ou não, mas podemos afirmar que existem muitas pessoas desistidas da fé espalhadas por este Brasil de meu Deus! A pergunta que surge dessa constatação é: de quem é a culpa?
         Responder essa pergunta não é tão fácil como parece, pois envolve vários fatores e divide opiniões. Mas eu gostaria de abordar aquilo que eu julgo ser o ponto central desta discussão e assim tentar responder a essa pergunta de uma forma satisfatória. Eu penso que o maior responsável por uma pessoa se desviar é ela mesma. Não acredito que podemos transferir para a igreja institucional e para as pessoas que dela participam, a culpa pela desistência de alguns. Isso não significa que não precisamos avaliar que tipo de mensagem temos pregado e como temos lidado com os nossos problemas internos. Creia, essa avaliação se faz necessária urgentemente! Mas, eu sei que ninguém abandona a fé por motivos religiosos externos. Pessoas abandonam a caminhada cristã porque desistiram de renunciar a própria vida por amor a Cristo.
      Por mais que tentemos lançar a responsabilidade sobre terceiros, o fato é que se alguém esperou encontrar perfeição em uma instituição ou em outra pessoa, se equivocou e criou falsas expectativas em torno daquilo que não é o motivo maior da nossa fé. Pessoas falham, instituições falham, mas Jesus não! Podemos até abandonar uma igreja (considero isso um erro!), mas não temos autorização para abandonar o nosso Salvador. Quando fazemos isso, precisamos assumir que a culpa é exclusivamente nossa! 

2 de fevereiro de 2012

Big Brother Brasil

Eu ainda não consigo entender porque tanta implicância com o Big Brother Brasil (BBB). Que o programa é um lixo, todos nós sabemos. Que é uma afronta aos princípios de moralidade que nós defendemos, isso também já sabemos. Mas o que eu não entendo é o fato de fazermos deste programa, o bode expiatório da televisão brasileira. Se alguém não gosta de um programa, é simples: mude de canal! Às vezes, acho que existe um pouco de exagero nestas campanhas, quase uma perda de tempo. O mundo vai de mal a pior. O pecado prolifera e o BBB é apenas o reflexo deste quadro pecaminoso. O que estamos esperando? Uma sociedade totalmente evangélica? Uma televisão totalmente pura e santa? Isso é uma grande ilusão!
Na verdade, o que me preocupa bastante, é como a igreja de Cristo tem se relacionado com os meios de comunicação. Isso sim me preocupa, pois acredito que os fins não justificam os meios! No anseio de nos mostrarmos nas grandes mídias, às vezes passamos por cima de princípios e valores do Reino de Deus, ignorando assim, ensinamentos básicos da vida cristã. Não sei o que você pensa, mas o nosso grande problema não é o BBB ou qualquer outro programa imoral que é transmitido pela TV. Nosso maior problema está no fato de sermos tentados e não resistirmos aos apelos sedutores da grande mídia e se preciso for, negociar até mesmo as nossas convicções para estar nela, porque, infelizmente, nos bastidores da notícia, nem todo cristão é santo!

1 de fevereiro de 2012

Pérolas aos porcos.

Tomei uma decisão radical em minha vida e no meu ministério: decididamente não vou mais jogar pérolas aos porcos! Não estou disposto a perder meu precioso tempo com pessoas que não querem viver o Evangelho de Jesus e somente estão procurando satisfazer as suas próprias necessidades, ocultar seus pecados e viver em função das suas próprias opiniões. Não creio que nosso papel como mensageiros do Evangelho seja criar formas para estimular as pessoas a se manterem na igreja, como se isso fosse um favor que estivessem fazendo para nós. As pessoas mudam e esta geração é diferente da anterior, mas o Evangelho continua o mesmo. A mensagem é a mesma, ou seja, morte e ressurreição em Cristo, que nos conduz a uma nova vida. Se precisarmos fazer muita força para mostrar as pessoas que isso é bom, é porque estamos falando ou fazendo algo errado. Particularmente, eu não fui chamado para isso. Não jogarei mais pérolas aos porcos!