24 de julho de 2012

Eu quero ser igual ao Gabriel.

Hoje meu filho faz 7 anos, por isso hoje é uma data especial! O Gabriel representa para nós muita alegria, amor e como ele mesmo gosta de dizer, chamego. Como pais, não temos dúvidas que a chegada dele a sete anos atrás, foi o momento mais importante de nossas vidas. Ele é uma expressão do amor de Deus por nós!
Sempre sorrindo, sempre brincando, sempre tirando onda, sempre agitado, sempre amoroso. Assim é o Gabriel. E olhando para ele, me lembro das palavras do Mestre Jesus, na qual diz que devemos ser como criança. De fato, se conseguíssemos ver o mundo com a simplicidade delas, a vida seria melhor. Por isso, hoje quero abençoar meu filho, mas também quero pedir a Deus que me faça como ele!

11 de julho de 2012

Redoma de vidro


No tempo em que os reis deveriam subir a guerra, Davi decidiu ficar no palácio. Essa decisão foi desastrosa para ele, pois devido a ela, ele veio a adulterar. Infelizmente, na vida de um líder é assim, se ele não cumpre a agenda de Deus, está correndo sérios riscos. Mas, na verdade, este artigo não é sobre o adultério de Davi. Gostaria de fazer uma reflexão sobre a responsabilidade de um líder de sair do palácio. Isso mesmo, nós, líderes cristãos, temos uma forte inclinação de perdermos a perspectiva da realidade que nos cerca, devido a própria demanda ministerial ou por um conceito errado sobre o papel de um líder. Imagino que era por esse motivo, que Deus não permitia a um rei ficar apenas no palácio. Ele deveria também ir para o campo de batalha.
Isso me faz pensar que, por mais distante possamos chegar, ou por mais que tenhamos êxito em nosso ministério pessoal, nunca podemos permitir que as pessoas ou as circunstâncias nos coloquem em uma redoma de vidro, protegidos e alheios as necessidades daqueles que estão a nossa volta. Precisamos nos humanizar mais. Precisamos nos conscientizar mais sobre as demandas que nos cercam. Precisamos nos doar mais ao serviço que Deus confiou em nossas mãos. Davi errou quando adulterou, mas também errou quando permitiu que o conforto do palácio o impedisse de estar no meio do povo, no campo de batalha, onde Deus, afinal de contas, nos chamou para estar.

8 de julho de 2012

Eu não preciso da igreja!


A mais ou menos três anos atrás, li um artigo de um cidadão que falava sobre a experiência devocional maravilhosa que ele tinha vivido num domingo à noite. Mas o mais estranho era que ao invés de estar numa igreja cristã, como de costume, ele estava num show de MPB. E ao relatar esse “momento espiritual” que ele vivenciou, ele faz uma crítica aberta ao culto cristão atual. Chega a insinuar que o Chico Buarque de Holanda tem mais a nos ensinar sobre o bom e o belo, sobre o amor e os relacionamentos, que muitos (ou quase todos) ministros de Deus, e que ao aprender sobre essas coisas com esses “novos ministros”, ele conseguia entender melhor a Deus e o seu Reino. Em suma, ele disse que era melhor ver um bom show de MPB (como se isso existisse! rs) do que participar de um culto cristão cheio de clichês e ensinos desconexos. Interessante, não é mesmo?
Mas apesar de ser uma ideia interessante, provocativa, moderna e descolada, isso tudo não passa de uma grande bobagem. Vou até repetir isso, só que com letras garrafais, para que minha opinião fique clara: ISSO É UMA GRANDE BOBAGEM! Quando passamos a achar que alguém que não foi redimido pelo sangue de Jesus e que não tem o Espírito Santo habitando dentro de si, é mais capaz de expressar verdades espirituais sobre o Evangelho do que homens e mulheres que decidiram render as suas vidas ao Salvador Jesus Cristo, estamos simplesmente banalizando o poder da Cruz e a Palavra de Deus. E principalmente, nos tornando ridículos, por querer ser algo que Deus não nos mandou ser, ou seja, iguais a esse mundo caído.
É óbvio, que existem muitos cristãos imaturos e rasos por aí e muitas igrejas limitadas em sua capacidade de produzir boa música e mensagens coerentes. Mas mesmo assim são filhos de Deus movidos pela graça redentora. É óbvio também, que existem muitas pessoas não cristãs capazes de nos ensinar coisas importantes sobre a vida. Mas uma coisa é fato bíblico inquestionável: coisas espirituais são discernidas espiritualmente e os incrédulos não podem entendê-las. Essa é a loucura da pregação! Então, se você quer ouvir boa música, ou ter uma conversa agradável sobre o bom e o belo, às vezes não vai encontrar isso na igreja e sim no teatro da sua cidade. Mas se você quer ouvir palavras de vida eterna, isso só é possível acontecer onde o povo de Deus está, pois sem arrogância, nem presunção, somos o oráculo de Deus nesse mundo. Então, entre o show de MPB e o culto dominical, deixe de lado a pretensão e o desejo de ser diferentemente igual e vá para a igreja. Quem sabe lá, Deus vai falar com você sobre o que realmente importa!
“Congregar não é uma opção, é um dever cristão, pois se não fosse, porque Deus criaria a Igreja?”