12 de outubro de 2013

Nós não ganhamos ninguém para Jesus!

"VAMOS GANHAR PESSOAS PARA JESUS!"


Quantas e quantas vezes eu já usei essa "expressão gospel"! Mesmo quando foi dita baseada numa motivação sincera, de uma certa forma externalizava uma visão equivocada sobre a responsabilidade cristã de pregar o Evangelho. Hoje eu começo a entender melhor isso tudo. Na verdade, quando dizemos que ganhamos alguém para Jesus é o mesmo que um martelo dizer que pregou um prego, entendeu? Não? Explico: a força que impulsiona o martelo e que permite que o prego seja pregado não está no martelo e sim em alguém que o manuseia, sacou? Na verdade quem pregou o prego foi uma pessoa que se utilizou do martelo para isso. Se não houvesse essa pessoa, o martelo não conseguiria exercer a sua atividade. Portanto, quem pregou o prego não foi a ferramenta e sim o manuseador da mesma. Ela apenas serviu como meio para um fim! Acho que agora você entendeu! Ah, essa analogia marteloniana não ajudou em nada. Pelo contrário, só piorou as coisas? Beleza, então vou ser mais claro ainda: nós não podemos ganhar pessoas para Jesus porque apenas quem possui a capacidade de convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo de Deus. A única coisa que nos cabe é ANUNCIAR o Evangelho até que o Messias venha! Por isso digo que nós não ganhamos ninguém para Jesus, pois o que fazemos na verdade é anunciar. A conversão somente é possível através da obra do Espírito Santo. E quando entendemos isso, nos tornamos menos arrogantes e não ficamos por aí proclamando aos quatro ventos "quantos nós ganhamos para Cristo!" Entendestes agora ou queres que eu te faça um desenho?rsrs


PS: acredito na responsabilidade cristã de proclamar o Evangelho. A única coisa que me incomoda é que temos colocado a capacidade e importância humanas no ato da evangelização acima do próprio agir de Deus. Talvez isso seja feito de forma inconsciente. Mas nem por isso deixa de ser errado, não é mesmo?

5 de outubro de 2013

Sobre fanatismo religioso.

A religiosidade é um fato comum da existência humana, somos seres religiosos, mesmo quando não pretendemos ser. Estamos constantemente em busca de respostas e de certa forma a religião, não importa qual, provê isso a nós, mesmo que aquilo que encontramos não seja de fato a verdade. Atrelado à religião, temos o fanatismo provocado pela mesma, ou seja, onde houver pessoas religiosas, ali também existirão fanáticos! Algumas características do fanatismo religioso são:

1.       Liderança espiritual carismática e autoritária: em movimentos religiosos onde predomina o fanatismo, a figura de autoridade é alguém inquestionável e sua palavra é tida como ordem final, por assim dizer. Além disso, a autocracia predomina como forma de governo do grupo;

2.       Prevalência da mentalidade de grupo em detrimento do indivíduo: não existe muito espaço para a manifestação da individualidade humana onde existe fanatismo, pois tudo que é contrário ao status quo é visto como algo mal e que deve ser combatido;


3.       Irracionalidade: toda religião possui doutrinas, que por si só são apreendidos apenas pela fé. Isso é normal na prática religiosa. Mas quando os próprios dogmas de uma religião são interpretados pelos seus seguidores sem ter por base à própria ortodoxia da mesma, então o aspecto irracional da fé (crença) começa a se manifestar;


4.       Segregacionismo: fanatismo religioso separa pessoas. Isso acontece com os de fora e com os de dentro. Quem não concorda, é excluído;


5.       Controle excessivo: em movimentos marcados pelo fanatismo, existe um controle excessivo do indivíduo, e quando se faz necessário, algumas formas de punição são praticadas;


6.       Alienação: todo fanático religioso não se expõe a opiniões contrárias as suas. Pelo contrário, é estimulado a manter distância de tudo aquilo que o leva a questionar suas próprias convicções fanatizadas.

     
Creio que existem outras características que nos auxiliam a detectar o fanatismo religioso e talvez até escreva sobre isso novamente. Mas antes de encerrar este artigo, preciso deixar claro que não existe apenas o fanatismo radical. Este nós detectamos com certa facilidade! O que mais me preocupa é o fanatismo brando, aquele que está se manifestando do nosso lado e nem nos apercebemos dele. Ele é como um câncer, que gradativamente vai se alastrando e destruindo tudo a sua volta. Sorrateiro, porém eficaz! Nesse sentido, precisamos olhar para nossa realidade cristã atual e nos propormos a combatê-lo, pois ele está ai, mais perto do que a gente imagina! Voltemos ao Evangelho!

Segue link para outro texto que dá continuidade ao assunto:

http://foradoton.blogspot.com.br/2013/12/como-lidar-com-o-fanatismo-religioso.html

15 de setembro de 2013

10 coisas que eu odeio em você.

Quem curte Teen Movie já deve ter visto um filme intitulado 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ. Basicamente, o filme segue a linha da menina boazinha que se apaixona pelo menino rebelde, mas que no fundo é uma boa pessoa. Enfim, água com açúcar suficiente para aumentar o nível de glicose no sangue de qualquer um. Mas pensando no título do filme, decidi enumerar 10 coisas que odeio nas pessoas (e em mim mesmo obviamente). Sei lá, achei um tema apropriado para uma noite sem ter muito que fazer. Vamos lá:

01.   Eu odeio quando uma pessoa come de boca aberta. Ver a comida se mexendo dentro da boca de alguém é pior do que assistir o Domingão do Faustão!

02.   Eu odeio quando uma pessoa tem a infeliz ideia de ir de Crocs a lugares públicos!

03.   Eu odeio quando uma pessoa limpa o nariz com o dedo em público. Veja bem, limpar a nareba na privacidade do seu lar é uma coisa, mas fazer isso enquanto outras pessoas estão vendo é maldade!

04.   Eu odeio quando uma pessoa peida e não assume a responsabilidade. Soltou um punzinho, admite. É mais nobre!

05.   Eu odeio quando uma pessoa fica postando foto de comida no Instagram, principalmente de Temaki de peixe cru, que para mim é a coisa mais nojenta da culinária mundial!

06.   Eu odeio quando uma pessoa se diz ecológica e que está salvando o mundo só porque passou a usar sacolinha biodegradável. “Ui, eu sou ecológico e uso sacolinha biodegradável!”

07.   Eu odeio quando uma pessoa estaciona em fila dupla e coloca o pisca alerta ligado. Tipo assim, ligar o pisca alerta dá o direito de ir contra as leis do trânsito. Vou atropelar alguém e ligar o pisca alerta então!

08.   Eu odeio quando uma pessoa escolhe carne no açougue com se estivesse comprando uma casa! Meu, é só um pedaço de carne, compra esse negócio rápido e vaza!

09.   Eu odeio quando uma pessoa usa aquelas carinhas no Facebook. Como já falei, quando mulheres fazem isso eu até respeito, mas homens que fazem isso merecem uma bifa!

PS: como sempre faço, quero deixar claro que post acima é uma brincadeira e não condiz com a realidade, ou seja, não expressa a minha real opinião sobre nada ou quase nada! Ah, ia me esquecendo:


10.   Eu odeio quando uma pessoa não entende que estou sendo irônico e eu tenho que explicar isso prá ela!