29 de maio de 2012

Ser ou não ser. Eis a questão!



Neste fim de semana fomos para a casa da mãe da Elza, em Registro – SP. Tempo muito bom de descanso e de relacionamento familiar. Além disso, tivemos a oportunidade de participar do culto na Igreja Presbiteriana na qual a Elza converteu. De fato, foi um tempo muito bom! Mas, uma das coisas que mais gosto nessas viagens em família, é a oportunidade que eu e a Elza temos de conversar sobre vários assuntos durante a viagem. Sempre gastamos bastante tempo fazendo isso. E dessa vez não foi diferente. Na volta para nossas amadas cidades (São Vicente / Praia Grande), começamos a falar sobre COERÊNCIA e é exatamente sobre isso que gostaria de falar neste post.
Ser coerente não é tarefa fácil! E quando se trata de manter a coerência bíblica e cristã, então nem se fala! Pois tudo aquilo que falamos, ensinamos ou até mesmo exortamos a luz da Palavra de Deus, não podemos voltar atrás quando surgem as oposições, pois quando agimos assim, nos tornamos incoerentes! Manter-se firme e sustentar uma convicção (convicção não é obstinação!) é uma atitude emocionalmente desgastante e exige de nós uma força moral e espiritual muito grande. Se eu creio, eu pago o preço que for necessário pela minha crença! Isso é coerência! Mas a coerência não se revela apenas naquilo que falamos, mas também naquilo que vivemos. O fato é que existem muitas práticas ditas cristãs que acontecem dentro da igreja nos dias de hoje, que não passam pelo teste da coerência. Atitudes, que ao serem confrontadas com o Evangelho de Cristo, se mostram carnais e até mesmo demoníacas, pois é manifestação de sabedoria terrena. Pastores e ministros de louvor cobrando fortunas para pregar a Palavra, líderes difamando outros líderes por causa de briga de interesses, pregações humanizadas, que focam mais na glória deste mundo do que no Reino dos Céus e por aí vai! Por isso, precisamos de uma overdose de coerência cristã, para que a igreja cumpra o seu papel, que é ser sal da terra e luz do mundo.
Por isso, minha oração não tem sido por uma igreja de multidões, ou por prosperidade nessa vida, ou por reconhecimento humano. Tenho orado para que Deus me faça um cristão coerente e bíblico e que eu o honre não me dobrando aos apelos sórdidos deste mundo, que infelizmente tem contaminado a igreja de Cristo. Que Ele me ajude e ajude a todos nós, pois ninguém, absolutamente ninguém, está livre desse mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário