22 de julho de 2013

Deus habita no vazio?

“No vazio existencial, podemos encontrar a Deus, pois somente Ele tem condições de habitar nesse lugar.”


Em tempo de uma espiritualidade barulhenta, ativista e amante do conforto e da sensação de paz, é difícil pensar e falar sobre vazio, principalmente o existencial. Na verdade, nem mesmo no nosso dia-a-dia convivemos bem com espaços vazios em nossas agendas. Nos orgulhamos de estar sempre ocupados, correndo de um lado para o outro, fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Nossos cultos (se você é um evangélico carismático) refletem essa ansiedade da nossa alma, pois não gostamos daquele silêncio incômodo que às vezes surge entre uma música e outra, entre uma oração e outra, entre uma palavra e outra. Somos, literalmente, escravos da novidade. Mas, se em algum momento, Deus desarticular todas as muletas emocionais que criamos para nós mesmos, como será que vamos reagir? Pois bem, acredito que Deus faz isso! Ele tem os seus caminhos para nos fazer olhar para nós mesmos e para a condição pífia que se encontra a nossa alma carente de coisas e pessoas e um desses caminhos consiste em nos jogar no olho do furacão do vazio existencial, pois lá, a única alternativa que temos é nos agarrarmos a Ele. Então, não podemos pensar que a tristeza, a dor e o vazio são sempre obra do inimigo da nossa alma (diabo). Pelo contrário, Deus promove essas coisas para que no final possamos reconhece-lo e adorá-lo em espírito e em verdade. Enfim, Ele remove as distrações infantis da nossa frente, para que assim o encontremos. Bendito seja o nome do Senhor!

3 comentários:

  1. Se dizemos que amamos e somos gratos, então cade a lealdade e a fidelidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo, o seu comentário não se encaixa com o texto em questão. Nele eu não falo sobre amor e gratidão e sim sobre vazio existencial como promotor da revelação de Deus, entendeu? Outra coisa, seria interessante você se identificar, para que o diálogo fosse mais aberto. Paz.

      Excluir
  2. É bom saber que DEUS esta em todos os lugares. Hoje reavalio a minha vida com DEUS e fico confuso em tomar algumas decisões que de alguma forma venham a me afastar de Dele, e me levar para esse vazio que muitos cristãos músicos tem vivido, eu postei um vídeo ontem sobre isso. Começamos a viver correndo contra o tempo e não temos tempo para DEUS. Tenho buscado respostas do Senhor para o meu ministério, não quero viver refém de compromissos.

    ResponderExcluir