7 de novembro de 2013

Leia o versículo acima, por favor!


Hoje, ao levar meu filho para a escola, estava ouvindo uma música gospel cheia de clichês evangélicos, mas o que mais me chamou a atenção é o bom e velho chavão: “VOCÊ É UM VENCEDOR!”. Você pode pensar: mas isso não é verdade? A Bíblia não diz que somos mais que vencedores? A resposta para essas perguntas é sim e não. O SIM se deve ao fato que as Escrituras de fato dizem que somos mais que vencedores. O NÃO diz respeito ao contexto em que a Palavra de Deus afirma isso. Vou explicar com outro chavão evangélico: “um texto fora do contexto se torna apenas um pretexto para os nossos erros”, ou seja, temos a mania de formar conceitos pseudo-teológicos a partir de uma interpretação equivocada do próprio texto bíblico. Para isso ficar mais claro, vamos ver o versículo mais conhecido que faz a afirmação que somos mais que vencedores:

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Romanos 8:37

Se você lê apenas o versículo isolado, é tentado a crer que a Teologia da Prosperidade, por exemplo, é bíblica. Mas se observarmos um pouco melhor o texto bíblico, veremos que este versículo está falando de algo totalmente diferente, ou seja, de SOFRIMENTO POR AMOR A CRISTO! Vamos ler os dois versículos acima:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Romanos 8:35-36


Então, fica um conselho para todo cristão que deseja viver de forma coerente, séria e em harmonia com o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo: defina suas convicções tendo como base TODA  a Palavra de Deus! Paz!

6 comentários:

  1. Porque usar um único versículo como base para o que quer que seja é, para mim, o mesmo que "sortear uma palavra" na hora de ler a bíblia e achar que aquilo ali é exatamente o que Deus está dizendo pra você neste momento. Não que Deus não possa agir assim também, porque Ele é poderoso pra fazer como quiser e for melhor, mas não é assim que deve fazer a leitura da Palavra, assim como não é assim que devemos viver o evangelho, baseados em um ou outro versículo.

    ResponderExcluir
  2. pai,você não entende,está dizendo que todo mundo é vencedor,só que de outro jeito.

    ResponderExcluir
  3. como sempre bispo vc sabe o que escreve, gosto muito dos teus posts.

    ResponderExcluir
  4. Pr gosto de ler e ver suas pregações porque o sr filosofa e nos leva a pensar na palavra de Deus de um modo diferente. Muito loko isso...realmente leio e viajo....

    ResponderExcluir