15 de novembro de 2013

Sobre transtorno mental.

Bom, vou direto ao assunto, sem dar muitas voltas, pois o assunto é sério e precisa de uma abordagem mais coerente por parte da igreja, pois infelizmente, até hoje ainda existe muito preconceito com relação aos transtornos mentais existentes e a sua manifestação em pessoas que professam a fé cristã. Isso tem gerado abordagens equivocadas e que não contribuem em nada para o bem-estar daqueles que padecem de tais transtornos. O fato é que, na maioria das vezes, atribuímos esse tipo de problema a manifestação demoníaca ou então queremos submeter às pessoas as sessões de “cura interior” estúpidas e desprovidas de base bíblica. Isso não ajuda em nada quem está sofrendo horrores devido aos transtornos, tais como depressão, bipolaridade, esquizofrenia, boderline, transtorno de ansiedade, etc. Obviamente acredito que alguns casos são sinais evidentes de problemas espirituais, mas na maioria das vezes não! Senão teríamos que dizer que toda vez que alguém fica gripado, está espiritualmente contaminado! Temos que levar mais a sério esse tipo de problema dentro da igreja (já que eles aumentaram exponencialmente nestes últimos anos) e ajudar as pessoas a sair das escuras trevas que estes transtornos representam para elas e para seus familiares. Creio que o primeiro passo é romper com o preconceito. O segundo é apoiar quem está enfrentando tais dificuldades, com aconselhamento bíblico consistente e amoroso. O terceiro é encaminhar pessoas com transtornos mentais para os especialistas da área (psicólogo e psiquiatra) e por aí vai. O que não podemos mais é simplesmente permitir que pessoas continuem sofrendo do nosso lado e ainda por cima jogar sobre elas a condenação religiosa, que é fruto de obscurantismo intelectual e emocional. Todos merecem viver uma vida digna. Até mesmo que sofre o horror de carregar sobre si um transtorno mental!


OS: falo como leigo no assunto, por isso nem sei se usei os termos corretos.

6 comentários:

  1. No final o pastor fala que é leigo no assunto, mas, como eu passo por um trastorno desse (SINDROME DO PÂNICO )agradeço pelas palavras que foram muito bem colocadas principalmente quando se refere á familia, pois, meu companheiro tem sofrido muito junto comigo tendo que sair de certos lugares que estamos por causa desse transtorno que ataca do nada ...Peço orações e paciência para aqueles que estão ao meu lado porque sendo ESPIRITUAL ou CARNAL SEI O QUE PASSO E NÃO É NADA FACIL , luto e vou continuar lutando contra isso com ajuda do PAI , FILHO E ESPIRITO SANTO .Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, que o Senhor fortaleça você e toda a sua família. Já passei por isso (crises leves de pânico) e sei que não é fácil mesmo! Mas também sei que a nossa esperança e força é o Senhor e mesmo em meio a dor e angústia, Ele está conosco! Deus te abençoe!!

      Excluir
  2. Bacana a postagem Pr, muito valido ,infelizmente pouquisimas pessoas tem tido o discernimento de que em quais casos essas disfunções tem origem no espirito,na alma ou no corpo... importante lembra que como já foi dito O Senhor é a nossa força ,e que hj existem muitas pessoas levantadas por Deus que tem tido grandes respostas em Deus na ajuda a pessoas com dificuldades semelhante,e é impressionante ver como pequenas atitudes removem montanhas ...Deus abençoe e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Paulo, pequenas coisas fazem grande diferença! Concordo com você! Deus abençoe!!

      Excluir
  3. Que bênção esse texto!
    Obrigada por compartilhar.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Di! Sei que muitos enfrentam grandes desafios e as vezes não são compreendidos!

      Excluir