23 de novembro de 2013

O grande dilema de Jó.

Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles.
O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás.
"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. "
O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor.

Jó 1:6-12

Logo nos primeiros versículos do livro de Jó nos deparamos com um dos maiores dilemas existenciais da raça humana: Será que alguém é capaz de amar a Deus incondicionalmente? E é exatamente com este questionamento que Satanás comparece diante de Deus, depois de perambular pela face da Terra. Ele não está questionando a fé de Jó e sim se Deus é digno de ser louvado por quem Ele é! Talvez se estivesse lidando com um deus inseguro e mesquinho a história de Jó talvez nem ao menos tivesse sido escrita, pois um deus que não é digno, soberano e que não se basta em si mesmo, provavelmente teria agido de forma diferente diante de um questionamento tão atrevido e incômodo quanto esse. Mas não estamos falando de um ser celestial qualquer e sim do Grande Eu Sou! Ele prontamente permite que o teste de fogo seja colocado em prática pelo seu inimigo. E por longos 42 capítulos do escrito bíblico, Jó é submetido as mais duras provas que um ser-humano poderia suportar, para que o grande dilema seja respondido, ou seja, será que é possível amar a Deus pelo que Ele é apenas ou somente conseguimos amá-lo por aquilo que Ele nos dá? Então, após passar por todas as provações possíveis, Jó, um legítimo representante da raça humana, com os seus próprios lábios, responde ao dilema:

Então respondeu Jó ao Senhor:
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia.
Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas.
Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.
Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.

Jó 42:1-6


Mesmo tendo sofrido a dor da perda em vários níveis e em alguns momentos ter até mesmo questionado a Deus, Jó reconhece que tudo que passou não o afastou e sim o aproximou de Deus. Ele reconheceu a verdade mais libertadora de todas: somente encontra real sentido de vida, quem é totalmente livre para adorar a Deus única e exclusivamente pelo que Ele é. Os olhos de Jó foram abertos para isso, e os nossos olhos, como estão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário