3 de março de 2013

O que é a igreja?



          O que é a igreja? Parece uma pergunta tão simples de ser respondida, mas na prática, percebemos que não é tão fácil assim. Do ponto de vista espiritual, a igreja católica (no sentido de ser universal) é a união dos salvos. Simples! Mas quando tratamos de sua manifestação concreta no mundo, aí a coisa começa a complicar. São tantos conceitos diferentes, são tantas visões evocando o direito de ser A VISÃO de Deus para os últimos dias. Existem tantos conceitos teológicos divergentes dentro dela. Existem tantas formas de ser igreja: emergente, missional, pentecostal, neopentecostal, reformada, ortodoxa, católica romana e por aí vai. No meio disso tudo, sempre surge a pergunta: o que ou quem está certo? Porque em muitos aspectos funcionais e até mesmo teológicos, as divergências são imensas. Talvez o ideal não fosse uma fusão disso tudo? Mas se fizéssemos isso não estaríamos dessa forma criando a igreja mix?
          Alguns podem argumentar que a única coisa que importa é viver para Deus. Concordo em parte com isso, mas a IGREJA VISÍVEL não é uma legítima representante do Reino de Deus na sociedade? Se não for, não tem motivo para existir. Se for, então devemos refletir sobre o que ela é. E precisamos fazer isso para ontem! Não sou um ser tão utópico a ponto de acreditar em unidade plena desta igreja de Cristo, que luta para ser sal da terra e luz do mundo. Creio que isso simplesmente nunca vai acontecer! Mas posso e devo acreditar que tudo aquilo que puder ser feito para que mudanças significativas aconteçam, devem ser feitas sem medo. Outra coisa que sei também é que precisamos definir nossa identidade, sem ignorar a diversidade e assim apontar para o mesmo lado, com o risco de perdermos nossa relevância (palavra da moda!) se não agirmos depressa!
          Não sei por que, mas agora que estou terminando de escrever esta reflexão meio desconexa que é fruto de uma mente confusa, me veio à mente a famosa frase dita pela esfinge: “decifra-me ou devoro-te”. Por que será que pensei nisso nesse exato momento? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário