15 de dezembro de 2013

Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu amo o meu cachorro!

Acho que a primeira vez que ouvi esta frase que dá nome a este post, foi quando um participante do BBB foi desclassificado (é, eu já vi Big Brother. Não me odeiem por isso! Rs). Sinceramente, eu entendo quem pensa assim. Animais são seres que estão a nossa disposição sempre que precisamos deles, ou para ser alvo do nosso afeto, ou para suprir a nossa necessidade afetiva (me refiro aos animais domésticos obviamente). Eles estão lá! Não importa se nós os ignoremos durante todo o dia, eles estão lá! Se por algum motivo estúpido descontemos neles a nossa raiva, eles estão lá! Se os tratarmos mal, eles ainda assim estarão lá! Assim são os animais! Isso acontece por um motivo simples: eles são seres irracionais (não são dotados de razão como os seres - humanos. Talvez algo mais básico, mas nunca igual ao ser-humano) e como tal agem por instinto, diferentemente de mim e de você que somos seres racionais e agimos baseados na capacidade de pensar, refletir, reconsiderar, ressentir, reprovar, perdoar, perseverar, acreditar, etc. Um animal doméstico é um grande companheiro sem dúvida nenhuma! Mas acho que isso se deve em parte ao fato dele não nos incomodar com perguntas difíceis e atitudes desagradáveis, não questionar nossas ordens, não pensar por si mesmo e simplesmente agir segundo o seu instinto natural, próprio de um animal. Assim fica fácil a gente gostar de um ser vivo, não é verdade? Daí pensamos: quem dera os seres - humanos fossem assim! Mas a questão é que somos seres racionais e não podemos ignorar a importância de outros seres dotados de razão em nossa vida, mesmo quando estes nossos semelhantes são tolos, imbecis, idiotas, desagradáveis, ingratos e qualquer outro adjetivo pejorativo que você possa se lembrar para se referir a raça humana neste momento. O fato é que somos mais parecidos com os nossos semelhantes do que com os nossos animais e graças a Deus por isso, porque isso revela que somos gente ( ou pelo menos deveríamos ser! rs) Isso é óbvio, mas parece que a gente se esquece, pois quando falamos que amamos mais os animais do que as pessoas, na verdade estamos dizendo, em outras palavras, que não gostamos de nós mesmos, pois somos PESSOAS! Entendo que nossos lindos animais são maravilhosos, mas eles não são gente como nós! Dê a um cachorro uma semana de racionalidade e então você verá como ele se tornará outro ser diferente daquele que abana o rabinho quando você chega em casa! Portanto, cuide bem dos seus animais, mas aprenda a amar o seu semelhante, até porque isso foi um mandamento do Mestre, você se lembra? Paz a todos!

PS: atualmente não tenho animal de estimação, mas já tive vários e sempre gostei muito deles. Mas sou um ser estranho, continuo amando e dedicando a maior parte da minha vida aos meus semelhantes!

PS 2: este texto não trata do amor devotado aos animais, que aliás, é algo normal. Devemos amar a criação de Deus! Este texto trata das relações humanas, por incrível que pareça!

3 comentários:

  1. Muitas pessoas preferem o cachorro porque não querem retribuir.

    ResponderExcluir
  2. O cachorro é um protótipo de um ser humano perfeito . Não desobedece, se agrada de tudo em você, fica feliz com sua presença e isso basta, não questiona, gasta pouco e não te abandona.
    O legal seria se quiséssemos SER desse jeito na vida dos outros e não só querer Ter alguém com essas qualidades. Eis o "POBREMA"...
    recomendo o livro DUAS PULGAS E NENHUM CACHORRO de Craig Hill.

    ResponderExcluir