8 de julho de 2012

Eu não preciso da igreja!


A mais ou menos três anos atrás, li um artigo de um cidadão que falava sobre a experiência devocional maravilhosa que ele tinha vivido num domingo à noite. Mas o mais estranho era que ao invés de estar numa igreja cristã, como de costume, ele estava num show de MPB. E ao relatar esse “momento espiritual” que ele vivenciou, ele faz uma crítica aberta ao culto cristão atual. Chega a insinuar que o Chico Buarque de Holanda tem mais a nos ensinar sobre o bom e o belo, sobre o amor e os relacionamentos, que muitos (ou quase todos) ministros de Deus, e que ao aprender sobre essas coisas com esses “novos ministros”, ele conseguia entender melhor a Deus e o seu Reino. Em suma, ele disse que era melhor ver um bom show de MPB (como se isso existisse! rs) do que participar de um culto cristão cheio de clichês e ensinos desconexos. Interessante, não é mesmo?
Mas apesar de ser uma ideia interessante, provocativa, moderna e descolada, isso tudo não passa de uma grande bobagem. Vou até repetir isso, só que com letras garrafais, para que minha opinião fique clara: ISSO É UMA GRANDE BOBAGEM! Quando passamos a achar que alguém que não foi redimido pelo sangue de Jesus e que não tem o Espírito Santo habitando dentro de si, é mais capaz de expressar verdades espirituais sobre o Evangelho do que homens e mulheres que decidiram render as suas vidas ao Salvador Jesus Cristo, estamos simplesmente banalizando o poder da Cruz e a Palavra de Deus. E principalmente, nos tornando ridículos, por querer ser algo que Deus não nos mandou ser, ou seja, iguais a esse mundo caído.
É óbvio, que existem muitos cristãos imaturos e rasos por aí e muitas igrejas limitadas em sua capacidade de produzir boa música e mensagens coerentes. Mas mesmo assim são filhos de Deus movidos pela graça redentora. É óbvio também, que existem muitas pessoas não cristãs capazes de nos ensinar coisas importantes sobre a vida. Mas uma coisa é fato bíblico inquestionável: coisas espirituais são discernidas espiritualmente e os incrédulos não podem entendê-las. Essa é a loucura da pregação! Então, se você quer ouvir boa música, ou ter uma conversa agradável sobre o bom e o belo, às vezes não vai encontrar isso na igreja e sim no teatro da sua cidade. Mas se você quer ouvir palavras de vida eterna, isso só é possível acontecer onde o povo de Deus está, pois sem arrogância, nem presunção, somos o oráculo de Deus nesse mundo. Então, entre o show de MPB e o culto dominical, deixe de lado a pretensão e o desejo de ser diferentemente igual e vá para a igreja. Quem sabe lá, Deus vai falar com você sobre o que realmente importa!
“Congregar não é uma opção, é um dever cristão, pois se não fosse, porque Deus criaria a Igreja?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário