14 de março de 2013

Deus é brasileiro, o Papa é argentino e eu sou corintiano!


Como todos devem estar pensando não pretendo falar sobre o novo Papa e muito menos ficar lembrando a todos os torcedores dos outros times que o meu Timão é o atual campeão do mundo. Este não é o objetivo deste post. Na verdade, desejo falar sobre IDENTIDADE, que é aquilo que nos define como pessoa. Isso está intimamente ligado ao que fazemos, cremos e valorizamos. A identidade de um indivíduo é a sua marca e também define como ele interage com o mundo a sua volta.  Ao longo de nossa vida, vamos construindo essa tão falada identidade, através da cultura a qual estamos inseridos, da nossa criação pessoal, das nossas experiências individuais e coletivas e assim por diante. Normalmente chegamos à fase adulta sabendo quem somos e mesmo quando não sabemos ao certo, isso por si só constitui nossa identidade!
Mas a questão mais importante é se Deus ratifica aquilo que achamos que somos. A grande pergunta que precisa ser respondida é: “Deus está de acordo com aquilo que pensamos que somos?” Creio que em parte Ele mesmo foi o agente formador dessa identidade, mas num nível mais profundo e espiritual, acredito que Ele deseja desconstruir aquilo que nós construímos ao longo de nossa vida. Ele fez isso com Abrão, transformando-o em Abraão. Com Jacó, transformando-o em Israel. Com João (filho do trovão), transformando-o em discípulo amado. Enfim, Deus é um grande demolidor daquilo que pensamos ser! E não pense que isso se restringe apenas ao momento da nossa conversão, pois ela somente é o início do processo! Dia-a-dia, O Senhor Absoluto destrói nossas convicções mais intrínsecas e lança um novo fundamento para que possamos edificar nossa vida sobre ele. Em nossa relação com Deus não existe espaço para conceitos cristalizados pelo tempo. Quem pensa e age assim, deixa de provar uma das maiores maravilhas do Reino, que é o poder revolucionário da transformação! Então, se perguntarem para você quem você é, diga: “sou um cristão em construção”. Paz a todos!

Ton.

Um comentário:

  1. Gostei do seu blog e admiro sua criatividade e também das suas "reflexões.."!
    Interessante sobretudo didático e esclarecedor esse seu poste sobre a Identidade pessoal, mas sei que mais do que interessante o essencial é despertar nos demais o que neles ainda esta dormindo !

    Embora declarou não pretender falar sobre o Papa, o Corinthians....foi super interessante usar as Identidades Populares que veiculam sobre os mesmos para descerrar suas palavras, que leio com atenção de um eterno aprendiz!

    ResponderExcluir