28 de março de 2013

Eu posso ouvir música do mundo?


Confesso que não entendo o comportamento bipolar de alguns segmentos da cristandade brasileira quando o assunto é arte e cultura. Não compreendo a tendência de demonizar algumas manifestações culturais e de entretenimento em detrimento de outros. Por exemplo, o mesmo cristão que diz que é abominação ao Senhor ouvir “música do mundo” é o mesmo que não perde um capítulo da novela, do BBB ou do seu seriado favorito (todos eles produzidos no meio secular, portanto “do mundo”). Se quisermos condenar uma prática, precisamos minimamente ter coerência. Se for para abolir uma coisa, então que se abandonem todas as outras, por favor! Com isso não estou defendendo nada e ninguém, até porque não tenho por hábito ouvir música não- cristã o tempo todo, mas gosto de outras formas de entretenimento que não foram produzidos por cristãos. Então não serei hipócrita para condenar apenas uma forma de arte e cultura. Nesse sentido, uma boa regra a ser praticada é a da influência, ou seja, aquilo que priorizamos é o que mais molda nossos valores. Tipo, se um cristão lê mais livros seculares do que a Bíblia ou bons livros cristãos, então em pouco tempo ele terá problemas em sua vida espiritual, pois a sua prioridade deve ser o conhecimento da verdade e não adianta dizer que vai receber isso lendo o tempo todo Machado de Assis, por exemplo! Devemos cuidar com o tempo gasto naquilo que fazemos e como aquilo afeta nossa vida como um todo. Para isso, é necessário ter discernimento e estabelecer limites para nós mesmos, pois cada um sabe onde o calo aperta. A única coisa que não dá para aceitar são os argumentos pseudo-teológicos para explicar nossa ignorância e preguiça de raciocinar. Por exemplo, dizer que música do mundo é pecado porque Lúcifer era o ministro de louvor e que tinha umas trombetas no seu corpo e quando caiu, quis distorcer a adoração a Deus, é uma loucura, até porque adoração não é apenas música! Santa ignorância Batman!


15 comentários:

  1. "Trombetas no corpo". Isso porque nem existe Lúcifer. Existe diabo, satanás, antiga serpente, grande dragão. Isaías 14 fala da queda babilônica, Ezequiel 28 sobre o reinado de Tiro, Lucas 10 sobre o violento assalto realizado pelos discípulos no nome do Senhor Jesus contra o poder das trevas, rompendo as barreiras da natureza através de curas, milagres e expulsão de demônios. Apocalipse 12 provavelmente é sobre a surra que o dragão leva devido ao início do plano de redenção da humanidade. Pedro nos passa a história para não temermos e nos convencer de que a batalha já está ganha.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
    Filipenses 4:8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Unknown (detesto pessoas que não se identificam), a pergunta é: nós aplicamos isso em tudo ou o nosso problema é apenas relacionado a música? Este é o meu questionamento! Porque baseado nesse texto, até mesmo algumas pregações que ouvimos na igreja deveriam ser rejeitadas.

      Excluir
  3. muito boooommmmmmmmmmmmmm...amei >>>>>> Santa ignorância Batman! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. michele janelli medinaterça-feira, abril 02, 2013

    ebaaaaaaaaaaaaaaaaaa ,ja posso cantar esse cara sou eu pro meu marido rsrsrs,brincadeirinha ....certinho pastor ,unknown se esconder atras de um nome ficticio pra alfinetar outros não tem nada haver com filipenses 4 8 a vá ...põe a cara ai irmão ,cristo não preciza de agente secreto ...desculpa ai pastor ,mais é cada uma ...

    ResponderExcluir
  5. Perfeito. Por favor, Qr.Ton, escreva um livro sobre o assunto!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Josiele (De Bitim - MG)quinta-feira, agosto 15, 2013

    Bão d+ sô!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Tom! DEUS continue te dando sabedoria..
    Saudades de vc e da Elza.

    ResponderExcluir
  8. Ta aí, disse tudo, Pastor Ton. Coerência, por favor, irmãos! É pedir muito?

    ResponderExcluir