11 de julho de 2012

Redoma de vidro


No tempo em que os reis deveriam subir a guerra, Davi decidiu ficar no palácio. Essa decisão foi desastrosa para ele, pois devido a ela, ele veio a adulterar. Infelizmente, na vida de um líder é assim, se ele não cumpre a agenda de Deus, está correndo sérios riscos. Mas, na verdade, este artigo não é sobre o adultério de Davi. Gostaria de fazer uma reflexão sobre a responsabilidade de um líder de sair do palácio. Isso mesmo, nós, líderes cristãos, temos uma forte inclinação de perdermos a perspectiva da realidade que nos cerca, devido a própria demanda ministerial ou por um conceito errado sobre o papel de um líder. Imagino que era por esse motivo, que Deus não permitia a um rei ficar apenas no palácio. Ele deveria também ir para o campo de batalha.
Isso me faz pensar que, por mais distante possamos chegar, ou por mais que tenhamos êxito em nosso ministério pessoal, nunca podemos permitir que as pessoas ou as circunstâncias nos coloquem em uma redoma de vidro, protegidos e alheios as necessidades daqueles que estão a nossa volta. Precisamos nos humanizar mais. Precisamos nos conscientizar mais sobre as demandas que nos cercam. Precisamos nos doar mais ao serviço que Deus confiou em nossas mãos. Davi errou quando adulterou, mas também errou quando permitiu que o conforto do palácio o impedisse de estar no meio do povo, no campo de batalha, onde Deus, afinal de contas, nos chamou para estar.

4 comentários:

  1. Caro pr. Tom, graça e paz.

    Obrigado pelo seu artigo. Muito desafiador e nos relembra dos perigos do pastorado. Como pastores, devemos estar onde o povo está. Com eles, sempre. Orando por eles e com eles. Quando nos afastamos, trazemos o perigo prá perto de nós mesmos. Mais uma vez, obrigado.

    Que Deus continue a abençoar sua vida, sua família amada e seu ministério tão frutuoso. Abraços.

    Nos laços do Redentos,

    pr. Marlon de Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Tenho pensado muito sobre isso nos últimos meses. Peço a Deus que me dê um coração correto sempre.

      Ton

      Excluir