21 de janeiro de 2013

Conheça o seu inimigo!


Constantemente tenho me deparado nas redes sociais com comentários um tanto quanto rancorosos. Utilizando a linguagem bélica do Velho Testamento (onde de fato existiam exércitos inimigos a serem derrotados), referem-se a outros irmãos em Cristo como inimigos! Isso me soa estranho e até mesmo pecaminoso, pois afinal de contas, não deveríamos alimentar sentimentos de inimizades em nossos corações e muito menos com relação a pessoas que pertencem à mesma família da fé. Em minha opinião, isso muitas vezes serve como instrumento de opressão eclesiástica e como uma forma de mascarar nossos verdadeiros problemas.
Creio que temos inimigos e um deles, segundo a Palavra é o diabo, nosso adversário. Como cristãos, acreditamos em sua existência e no seu ódio eterno a tudo aquilo que Deus ama. Por isso, precisamos estar atentos às artimanhas desse ser destituído de bondade. Dito isso, gostaria de dizer que o título desse post não se refere a satanás e seus demônios. Na verdade, escrevo neste momento pensando naquele que é meu grande inimigo, ou seja, EU MESMO! Isso mesmo, acredito que nós somos o maior adversário que precisamos vencer para vivermos uma vida na presença de Deus. O ser-humano e sua inclinação para o mal, devido a sua natureza contaminada pelo pecado, é um inimigo difícil de ser vencido!
Por isso, ultimamente, tenho tentado estar mais atento as minhas motivações, convicções e desejos, para com isso, conhecer um pouco melhor a mim mesmo e assim não ser derrotado tão facilmente pela minha própria maldade. Mas também sei que a minha vitória sobre mim mesmo somente é possível devido à manifestação da graça e da misericórdia de Deus em meu favor. Não consigo vencer meu maior inimigo sozinho, mas posso subjuga-lo quando o Espírito Santo me capacita para isso. Então, se você entendeu o que estou dizendo, fica um conselho: conheça o seu inimigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário