3 de fevereiro de 2012

De quem é a culpa?

Estudiosos da igreja brasileira e de sua real condição nestes dias afirmam que já existe uma igreja de desviados do mesmo tamanho da igreja congregada. Eu não sei se isso é fato ou não, mas podemos afirmar que existem muitas pessoas desistidas da fé espalhadas por este Brasil de meu Deus! A pergunta que surge dessa constatação é: de quem é a culpa?
         Responder essa pergunta não é tão fácil como parece, pois envolve vários fatores e divide opiniões. Mas eu gostaria de abordar aquilo que eu julgo ser o ponto central desta discussão e assim tentar responder a essa pergunta de uma forma satisfatória. Eu penso que o maior responsável por uma pessoa se desviar é ela mesma. Não acredito que podemos transferir para a igreja institucional e para as pessoas que dela participam, a culpa pela desistência de alguns. Isso não significa que não precisamos avaliar que tipo de mensagem temos pregado e como temos lidado com os nossos problemas internos. Creia, essa avaliação se faz necessária urgentemente! Mas, eu sei que ninguém abandona a fé por motivos religiosos externos. Pessoas abandonam a caminhada cristã porque desistiram de renunciar a própria vida por amor a Cristo.
      Por mais que tentemos lançar a responsabilidade sobre terceiros, o fato é que se alguém esperou encontrar perfeição em uma instituição ou em outra pessoa, se equivocou e criou falsas expectativas em torno daquilo que não é o motivo maior da nossa fé. Pessoas falham, instituições falham, mas Jesus não! Podemos até abandonar uma igreja (considero isso um erro!), mas não temos autorização para abandonar o nosso Salvador. Quando fazemos isso, precisamos assumir que a culpa é exclusivamente nossa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário