20 de fevereiro de 2013

Eu não tomei a pílula vermelha de Matrix!


Quando eu era novo convertido, li um livro (que me recuso a citar o nome para não decepcionar alguns) que gerou em mim uma sensação de completo fracasso espiritual. Diante das experiências que o autor dizia ter tido com Deus e de como elas foram altamente íntimas e pessoais, eu olhava para a minha vida devocional e me sentia um lixo (e olha que sempre fui uma pessoa dedicada!). Parecia que aquele “homem de Deus” (não sei se é ou não), tinha acesso a um conhecimento misterioso sobre a vida espiritual que eu, um simples e comum filho de Deus não conseguia alcançar. Passado um tempo e aprendendo mais sobre as Escrituras, percebi que o conhecimento de Deus e de sua Palavra é acessível a todos que o buscam de todo coração e na dependência do Espírito. Não existe ninguém melhor ou pior. Existem apenas seres – humanos criados para o louvor da glória de Deus, tentando resgatar a sua identidade de filho. Por isso, hoje não creio em conhecimento especial e duvido de tudo aquilo que é muito diferente, muito misterioso e muito estranho. A pergunta é simples: a Palavra inspirada por Deus a homens simples que comumente chamamos de Bíblia não é suficiente? Muitos acreditam que sim (eu faço parte desse grupo), outros podem até não dizer, mas sempre tem uma revelaçãozinha diferente para empolgar o povo de Deus. Isso é muito parecido com um grupo de cristãos dos primeiros séculos que eram gnósticos, ou seja, acreditavam que existia um conhecimento superior na Palavra e que não era acessível a mentes comuns, mas apenas àqueles capazes de se entregar a verdadeira gnose (significa conhecimento). Esta heresia foi repelida pela Igreja de Cristo e considerada anátema. Graças a Deus por isso! Então, hoje se alguém começar a inventar muita coisa que está para além da doutrina bíblica estabelecida (a isso chamamos ortodoxia), desconfie dessa pessoa e julgue os seus ensinamentos. Porque apenas a Palavra inspirada já é o suficiente para nós! Voltemos ao Evangelho!


PS: o título é uma menção a experiência do Neo, que ao tomar a pílula vermelha, teve os seus olhos abertos para entender e enxergar a realidade de uma forma diferente dos seres-humanos comuns, sacou? Ele passou a ter um conhecimento especial, pois enxergou Matrix! rs

2 comentários: