11 de janeiro de 2012

A arte do esquecimento

“Esquecendo-me das coisas que, para trás de mim ficam e avançando para aquelas que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

Frase conhecida, escrita por Paulo e inspirada pelo Espírito Santo para servir de guia para a Igreja de Cristo. Mas neste versículo, quero destacar especificamente o verbo ESQUECER. Por que faço isso? Por acreditar na necessidade urgente de desenvolvermos nossa capacidade de esquecer. Não estou me referindo às boas lembranças que guardamos dos momentos importantes da nossa vida. Também não me refiro ao esquecimento dos feitos de Deus por nós (felizes ou dolorosos). Na verdade, a capacidade de esquecer deve ser aplicada a dois aspectos das nossas vidas. O primeiro, diz respeito às dores e amarguras que, às vezes carregamos por anos com relação a pessoas ou situações que nos marcaram negativamente. Devemos exercitar o perdão e clamar a ajuda do Espírito Santo para que estas coisas não nos prendam no passado. O segundo e mais importante, está diretamente relacionado à nossa salvação. Somos salvos em Cristo de toda culpa e condenação gerada pelo pecado. Por isso, não podemos viver como velha criatura, possuidora de uma velha natureza. Devemos nos esquecer disso! Quando Cristo passa a habitar em nós, somos convocados por Ele para viver em novidade de vida e essa mesma vida não é gerada à partir de algo existente (nosso passado), mas procede de um fonte totalmente nova, que é o Espírito Santo de Deus! Esquecer para avançar, esse deve ser o lema de todo filho de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário