14 de janeiro de 2012

O que eu penso sobre a Igreja

Indo direto ao assunto e sem muita enrolação, quero aqui, a grosso modo, enfatizar o que penso sobre a Igreja de Cristo. É claro que este não é um assunto muito simples e é evidente que muitos provavelmente possuem uma opinião diferente da minha. Mas isso não vem ao caso, já que o título do post define a minha intenção. Este é um texto que define o que EU penso sobre a Igreja. Vamos lá:

1.       Igreja existe porque Deus decidiu criá-la. Ela não é fruto da invenção de homens, mas procede da mente criativa de Deus;
2.       Igreja tem por objetivo final a glória do Deus que a criou. Se ela não cumpre isso, não é Igreja!
3.       Igreja é um lugar que Deus nos convoca para estarmos. Fazemos parte da Igreja Invisível, mas também somos chamados para estarmos ligados à igreja visível;
4.       Igreja não é instituição humana, mas se estabelece na Terra através de homens e da mútua cooperação entre eles;
5.       Igreja não salva ninguém, mas quem é salvo ama a igreja e deseja congregar;
6.       Igreja é lugar de gente imperfeita, para que a perfeita graça de Deus se manifeste;
7.       Igreja não tem como ponto de partida a necessidade humana e sim os desígnios de Deus;
8.       Igreja não é empresa. A regra que serve para o mundo, não tem valor nenhum para o Reino de Deus, pois Ele inverte a lógica humana;
9.       Igreja não é um modelo pré-estabelecido. Se em sua essência não estiver o profundo desejo de agradar a Deus, ela não é nada! Se ela consegue manter isso, então o modelo é um mero detalhe!
10.    Igreja não é um reino particular. Ela não pertence a homens e nem deve existir em função deles. A pessoal central da igreja é Cristo e não o pastor.

Bom, estão aí dez considerações básicas sobre a Igreja  (invisível) de Cristo. Baseado neles (e talvez em alguns que eu tenha me esquecido de escrever), é que eu estabeleço a minha relação e o meu comportamento diante da igreja (visível) de Cristo. Paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário