10 de janeiro de 2012

Nada de novo debaixo do Sol

Não há nada de novo debaixo do sol! Esta é a frase marcante do livro de Eclesiastes e que retrata uma grande verdade, muitas vezes esquecida ou ignorada. As coisas mudam, mas elas são sempre iguais e por mais paradoxal que isso possa parecer é assim que as coisas são! Dê uma olhada a sua volta e repare como os fatos, comportamentos, moda, pensamentos, entre outras coisas vão e vem, surgem e somem, numa exaustiva repetição.
Isso não é diferente dentro da igreja. Para nós, não existe nada novo debaixo do sol também. Vemos se repetindo de uma forma cíclica e viciosa entre nós, pensamentos, atitudes, pecados, filosofias, costumes e problemas que parecem não ter fim. As mesmas coisas que um dia foram e por um breve momento deixaram de ser, em outro momento voltam com força total, mostrando claramente que o Pregador não estava errado! E assim caminha a Humanidade e com ela a igreja de Cristo. E olha que a História está aí para confirmar esta tese!
Triste pensar assim, não é mesmo? Tudo é enfado e correr atrás do vento. Absolutamente nada de novo debaixo do sol. Mas, ainda bem que a nossa esperança está além do sol. Deus é a luz que brilha intensamente e que joga claridade em nossas trevas, vida em nossa morte, esperança em nosso enfado. Graças a Deus, Ele é o nosso Sol da Justiça. Debaixo do sol não existe nada de novo, mas no Sol da Justiça existe novidade de vida.

Um comentário: