9 de dezembro de 2011

Livros na Estante


Livro é parte essencial da minha vida. Desde muito cedo comecei a ler com uma certa frequência e nunca mais parei, pois tomei gosto pela coisa e desenvolvi o hábito. No início eram os livros da coleção Vagalume (quem não se lembra: Spharion; Deus me Livre; etc), mas depois meu interesse foi se diversificando. Hoje, posso dizer, a leitura é um dos meus passatempos preferidos. Leio porque preciso, mas principalmente porque gosto. Por isso resolvi fazer uma lista de alguns bons livros cristãos que já li.  Aí vai ela:

1. Cristianismo Puro e Simples (C. S. Lewis): só existe uma palavra para definir este livro: brilhante. Eu o li em apenas um dia e simplesmente não consegui dormir depois, devido ao impacto que ele gerou em mim.

2. O Diálogo (Peter Kreeft): livro escrito de forma criativa e inteligente, que aborda as questões da fé de forma filosófica e profunda.

3. Surpreendido pela Alegria (C. S. Lewis): este livro é uma auto – biografia do autor. Foi um livro extremamente prazeroso de ler. O autor é um escritor fantástico.

4. A Conquista Divina (A. W. Tozer): radical, instigante, perturbador, autêntico, atual (apesar de ter sido escrito nos anos 60). Assim é Tozer. Quem não leu algum livro dele, deve ler urgentemente.

5. O Desenvolvimento Natural da Igreja (Christian A. Schwarz): existem tantos livros que trazem a receita mágica para o crescimento de uma igreja, que a gente perde até a conta. Mas esse livro em especial é diferente de outros que já li. Baseado em uma vasta pesquisa em diferentes igrejas, ele não trata de modelos propriamente ditos, mas de princípios.

6. Janelas para a Vida (Ricardo Barbosa de Souza): livro de coletâneas de artigos escritos pelo autor. O tema tratado nesses artigos é espiritualidade cristã. Excelente!

7. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança (John Maxwell): a maioria dos livros deste autor são muito bons. Escolhi este por ter sido o primeiro dele que eu li e por ter um conteúdo muito pertinente para aqueles que trabalham com formação de liderança. Simples e prático.

8. Uma História Ilustrada do Cristianismo (Justo L. Gonzalez): coletânea de 10 livros sobre a História da Igreja. Extremamente bem escrito, de fácil compreensão, mas sem ser superficial. Importante para quem deseja entender melhor a igreja de Cristo.

9. A Utopia Possível (Robinson Cavalcanti): série de artigos sobre o tema Cristianismo Integral. Muito bom e contundente. Trata de assuntos polêmicos com sabedoria e equilíbrio.

10. As Cinco Linguagens do Amor (Gary Chapman): livro sobre relacionamento conjugal que foge do trivial e da mesmice. Muito bem escrito e muito útil para a vida a dois.


Bom, é isso aí! Muitos outros livros poderiam ser citados e quem sabe, num outro momento eu completo esta lista. Mas, estes são livros muito interessantes e que eu recomendo. Se você quiser se arriscar a ler um deles, desejo a você uma boa e edificante leitura.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas!!!!!!!!! Li apenas o número 10!
    Bjão, Fique com Deus. Larissa

    ResponderExcluir