17 de dezembro de 2011

Sobre dor e sofrimento.

A dor marca, mas transforma permanentemente e nunca podemos nos esquecer disso. Creio que era isso que Paulo queria expressar quando falou sobre espinho na carne. Ninguém gosta de sofrer, mas precisamos reconhecer o papel fundamental que a dor exerce em nossa espiritualidade. Quando nos sentimos fracos e vulneráveis e ficamos expostos aos nossos medos, imperfeições, pecados e sentimentos distorcidos, surge então, a grande oportunidade de uma revolução interior. É nesse momento que o velho homem começa a ser derrotado, dando lugar à ação do Espírito Santo e isso, na maioria das vezes (se não todas às vezes), passa pela dor gerada por um espinho na carne. De uma forma paradoxal, a fraqueza se converte em força, a morte gera a vida e o sofrimento produz alegria. Por isso, se hoje me perguntam qual o momento mais importante na minha vida cristã, eu digo que foi o exato instante em que eu me rendi e fui completamente derrotado pelo Espírito Santo e por causa disso, a oração que nunca se aparta dos meus lábios é aquela pedindo que Deus nunca me permita esquecer esta verdade libertadora. Que Ele cresça e que eu diminua!


2 comentários: